Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Frustrados pelo "evangelio"


Saudações...

Neste segundo post desejo trazer à tona uma temática muito observada no meio evangélico, mas pouco elucidada pelos seus causadores.



Ao longo dos anos venho presenciando fatos e pessoas cada vez mais distantes de Cristo e Sua Palavra... Observamos uma miscelania de interesses fomentados por lideranças homocêntricas. Mais parecem uma lista dos desejos hedonistas, que a dispeito do que os "campanheiros" garantam, muito poucos, ou quase nenhum dos adeptos deste modismo alcançarão!

Enquanto isso, lideranças e até denominações inteiras, que há muito se distanciaram DO ALVO promovem uma corrida "às lojas do senhor" para adquirir formas de tornar a vida cada vez mais alienada Ao Reino de Deus e Sua Justiça!

Recentemente, tenho presenciado toda sorte de desculpas e sofismas para tentar explicar (a inexplicável) apatia espiritual no tocante ao cumprimento do "IDE" que Jesus, O Senhor da Igreja, determinou aos que ficaram para dar prosseguimento à Obra por Ele iniciada.


Uns dizem que ganhar almas é função apenas dos evangelistas, sendo que a maioria destes apenas ostentam cargos alcançados não pela Ordem Vertical (DEUS), mas sim pelo tempo de casa e fidelidade aos seus líderes... Que vergonha! Outros criam cultos temáticos que apenas massageiem os égos feridos pelas suas próprias mazelas, ao passo que deveriam cultuar a Cristo anunciando Sua Palavra que salva, limpa e transforma gerando frutos para a Glória de DEUS!

Como ensinador cristão, tenho meditado acerca do total e generalizado descaso dos crentes hodiernos em relação ao aprendizado da Palavra do Senhor. Comparando os quoruns dos cultos temáticos, ou "churrascaria rodízio", em relação ao visto nos encontros das Escolas Bíblicas Dominicais, em primeira instancia podemos até pensar que não se trata da mesma igreja local, pois apenas "Pedro, Tiago e João" vêm para cultuar a DEUS aprendendo mais da Sua inefável Palavra. Mas basta dizer que "pastor revelento", ou "missionária advinha" estarão na reunião tal e pimba... lá está a nave da igreja lotada, pronta para ouvir DEUS falar... Pobres, incautos e imaturos crentes do século XXI!

Recentemente tenho passado por inúmeras batalhas e um dia destes, num culto, enquanto observava os hinos hedonistas e fazia uma auto-análise espiritual me pus a pensar no seguinte: "_Por que será que tenho prestado tanta atenção nas dificuldades? Por que tenho me sentido frustrado em relação a minha vida com DEUS? Será que eu desviei e não estou sabendo!?" De repente, num insight celestial me caiu uma porção de fichas próprias e alheias!
Pude perceber que a apatia, frustração, ou seja lá o nome que devemos dar ao estado espiritual dos crentes na atualidade se deve às inúmeras promessas garantidas pelos pregadores das massas (NÃO POR DEUS), que utilizam da Palavra de DEUS para anunciar sua própria verdade.
O estrago proporcionado por uma mensagem anunciada fora da exegese sadia pode e está resultando em morte espiritual entre o povo de DEUS!
Quando ouvimos maciçamente acerca do que DEUS vai fazer e nada acontece, com certeza nossa fé será abalada! No livro do profeta Ezequiel, capítulo 13, verso 3 vemos uma severa advertência aos que profetizam mentiras, pois estas raposas desviam o povo com suas estórias fraudulentas.

Temos muitos textos nas Escrituras que nos remetem ao espirito bereano. Vejamos:
  • (Is 55.11) assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
  • (2Pe 1.19-21) E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
  • (2Pe 3.17,18) Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Examinando estes três textos bíblicos e os aplicando em nossas vidas, com certeza poderemos nos proteger das profetadas.
No texto de Isaías, DEUS assevera que ao revelar uma Palavra de Sua Vontade e ações, seja ela para o passado, presente, ou futuro, sua aplicabilidade deve ser de acordo com o texto e contexto à que foi destinada, pois não se colhem figos de amoreiras! Em 2Pe temos uma garantia de que As Sagradas Escrituras são a-denominacionais, portanto, devemos fugir de toda e qualquer interpretação pessoal, ou denominacional, uma vez que a Bíblia interpreta a sí mesma, bastando apenas que seu leitor tenha espirito contrito, paciencia e humildade diante do autor - O ESPÍRITO SANTO! A Bíblia é uma Carta Magna positivada (escrita) justamente para que todo sudito do Reino de DEUS possa ler e estudá-la, sendo ministrado pelo REI DOS REIS! Mas para isso deve haver crescimento simétrico entre Graça e Conhecimento, ou seja, saúde e desenvolvimento cristãos!

Sejamos bereanos... examinemos detidamente tudo que nos é proposto como mensagem divina. Se o cardápio for correto, então nossa Fé será edificada (Rm 10.17), mas se for comida estragada devemos reclamar diretamente com o responsável - o pregador!

Infelizmente não há fórmulas mágicas para erradicar instantaneamente frustrações causadas pelo "evangelio", mas creio que O Caminho mais salutar é voltar-se para DEUS e Sua Palavra. Se Nosso Senhor Jesus Cristo venceu as assertivas satanicas através da Palavra, com certeza, DEUS também nos ajudará na recuperação espiritual e vitória sobre as mensagens fraudulentas!

Olhe enxergando; aprenda criticando; pense raciocinando; conheça a Verdade - Jesus Cristo!

Que DEUS te abençoe!

Autor: Alexandre.

Um comentário:

  1. Paz!
    Que o Senhor, Deus de toda sabedoria, te dê entendimento e inspiração, em nome de Jesus que este blog seja bênçao e oportunidade de alimento real na vida de muitos cristãos desnutridos à procura de Pão da Vida, Água que sacia.
    Amém!!!

    ResponderExcluir