Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Não devemos fazer acepção de pessoas!

Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido, e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juizes movidos de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não são os ricos os que vos oprimem e os que vos arrastam aos tribunais? Não blasfemam eles o bom nome pelo qual sois chamados? Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores. Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.(Tg 2.1-13)

Saudações em Cristo Jesus!

Este post abordará um tema muito sutil... Nosso objetivo é evitar que nós cristãos façamos acepção de pessoas, em qualquer nível de nosso relacionamento com o próximo.

EXPOSIÇÃO INTRODUTÓRIA:

O cristão não é apenas paciente nas provações (Tg 1), mas também, pratica a Verdade. Esse é o tema de (Tg 2). Ouvir (Tg 1.22-25) e falar sobre a Palavra de DEUS não substitui a aplicação prática desta em nossas vidas! Toda denominação tem sua declaração fé, e exige que seus membros a cumpram. As declaraçãoes de fé são boas e úteis, mas não substituem a obediência a Vontade de DEUS! Ao ler esta seção da carta de Tiago, parece-nos que ele experiencía, a forma como um rico e um pobre são tratados ao írem ao culto de seus primeiros leitores.
O modo de agir em relação às pessoas demonstra nossas verdadeiras convicções a respeito de DEUS! Não podemos, nem devemos separar a comunhão humana, da comunhão divina. (1Jo 4.20) nos diz que é HIPOCRISÍA amar a DEUS (invisível) e odiar o próximo (visível).

EXERCITAR o amor cristão não significa que devo gostar de uma pessoa e concordar com ela em tudo! Posso não gostar dos seus modos, e posso não querer tê-lo como amigo íntimo. Exercitar o amor cristão significa tratar os outros como DEUS nos trata. O amor cristão não deixa a pessoa onde a encontra, isto é, sempre as ajuda a melhorarem - o Amor sempre edifica (1Co 8.1b).
DEUS abomina o pecado da raça humana, mas amou o Mundo e veio ao seu encontro para edificar um novo ser pela Fé em Seu Filho JESUS CRISTO. E conforme (Rm 2.6-16; 10.1-13) Sua justiça e amor não fazem acepção entre judeu ou gentil.

O QUE É ACEPÇÃO?

Segundo o dicionário de Bíblia da SBB, acepção é tratamento desigual de pessoas, com FAVORITÍSMO, PARCIALIDADE e INJUSTIÇA. É pecado, pois é uma das muitas formas de INIQUIDADE que é o pecado de não reconhecer igualmente o direito de cada um, ou torcê-lo por questões sociais, étnicas, políticas, etc.
Quando damos, ou não algo à alguém pautados em prosupolempsia (gr. receber a face), literalmente agimos motivados pela aparência das pessoas. E isto é pecado, é acepção pura e simples!

ACEPÇÃO COM FAVORITÍSMO!

DEUS ama sem acepção e possibilitou à todos um relacionamento na pessoa de CRISTO e sua Obra. Dentre os homens pelos quais CRISTO morreu existiram e existirão todo tipo de pessoas, mas DEUS não leva isso em conta, chamando todos ao arrependimento e salvação. (Rm 17.30).
Exercitamos o amor cristão agindo assim.
Devemos tomar o maior cuidado ao integrarmos qualquer dos departamentos da igreja local, pois são neles que a sutil acepção mais se manifesta. Devemos entender que ninguém é melhor ou mais útil que o outro, portanto, não há esteriótipos para integrá-los; antes o amor a DEUS e a Sua Obra.

A ACEPÇÃO DE PESSOAS CAUSA DANOS SOCIAIS E ESPIRITUAIS

Tiago condenou o favoritísmo e a injustiça praticados em razão de status social (rico e pobre).
Preconceito racial é uma forma de acepção! A Lei 7.716 de 05/10/89, prevê multas e reclusão que variam de 1 a 5 anos.
O Art 5º diz que ninguém pode sofrer prejuízo de quaisquer direitos e oportunidades comuns por questões de raça, cor, religião, etc.
Sabemos que o relacionamento entre a LUZ e as trevas deve ser evitado (2Co 6.14), mas vimos que o amor cristão não deixa a pessoa onde a encontra. Se como filhos da LUZ vemos as pessoas em trevas, é nossa a missão de apresentar-lhes o amor de CRISTO, para que, então, sejam resgatados. Devemos odiar o pecado, mas tratar com amor cristão ao pecador!

REFLETE A AUSÊNCIA DE BOM SENSO

Eis algumas perguntas inquietantes acerca do assunto:
1)Por que colocamos pessoas bem aparentadas nos assentos da frente?
2)Por que deixamos políticos usarem o púlpito, e negamos oportunidades aos servos de DEUS?
3)Por que prepara-mo-nos para ministrar um sermão, mas chamamos alguém minutos antes do momento da pregação?
Enfim, vemos que o pecado de acepção de pessoas ultrapassa questões sócio-econômicas, e às vezes traz consigo ações subservientes e de inveja!
Geralmente, aqueles que são favorecidos de modo aceptivo, são os primeiros a desprezarem seus "benfeitores".

COLOCA-NOS NA POSIÇÃO DE JUIZ DO NOSSO PRÓXIMO

Nossa tendência e julgar as pessoas pelo seu passado, não por seu presente e futuro! Quando Saulo de Tarso se converteu, a Igreja de Jerusalém teve medo de recebe-lo! Foi preciso Barnabé, que acreditava na conversão de Saulo romper as barreiras (At 9.26-28). Nossa tendência também, é julgar pelo exterior e não pelo interior.
Os líderes religiosos do tempo de JESUS julgaram-nO, segundo seus próprios padrões, e o rejeitaram! ELE era da cidade errada, Nazaré da Galiléia. Não se formou em nenhuma das escolas reconhecidas por eles. Não tinha a aprovação oficial dos que estavam no poder. Não tinha riqueza alguma. Seus seguidores eram um grupo comum, que incluía publicanos e pecadores os mais variados.
No entanto, ELE era a própria GLÓRIA DE DEUS! Não é de admirar que JESUS tenha advertido os líderes religiosos: Não julgueis segundo a aparência, mas pela reta justiça.(Jo 7.24)

Honrar os ricos e desprezar os pobres, ou fazer qualquer outro tipo de corte social, étnico, ou hierárquico, com certeza, não é julgar pela reta justiça!

AFASTA-NOS DE DEUS

Embora Paulo nos conforte garantindo em (Rm 8.31-39) que nada pode nos separar do amor de DEUS, ou até condenar, temos uma advertência severa em (Hb 10.26,27), que diz haver um juízo horrível reservado para o cristão que voltar a pecar deliberada e voluntariamente.
Se após recebermos o esclarecimento acerca do pecado dad acepção, ainda assim, continuarmos a praticá-lo, já não resta sacrifício algum!
O benefício da justificação não terá valia, portanto, nossa salvação eterna estará seriamente comprometida, ou até perdida!
Como Paulo diz em (Ef 4.1), se somos filhos de DEUS, andemos de modo dígno da vocação com que fomos chamados - sem acepção de pessoas. Amém.

Quem fizer parte das "panelinhas" aceptivas da igreja hoje, poderá ser lançado no lago que arde com fogo e enxofre por toda a eternidade.

Não seja "puxa-sacos" voluntário, pois isto é pecado, e pode fazê-lo perder a Salvação!

Olhe enxergando; aprenda criticando; pense raciocinando; conheça a Verdade - JESUS CRISTO!

Que DEUS te abençoe!

Autor: Alexandre.

2 comentários:

  1. Olá,
    Vim visitar o seu blog e segui-lo para que eu possa sempre acompanhar suas publicações.
    Deixo aqui o meu endereço para que você também possa me visitar, um abraço carinhoso.
    Graça e paz


    Meu blog
    ...
    Servir as Nações
    ...
    Crislaine Meireles

    Vou postar em meu blog seu artigo gostei muito parabéns.

    ResponderExcluir