Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Galinha dos ovos de ouro.

Paz seja convosco! (Jo 20.19)
Como professor de seminário teológico, ao estudarmos a história da Igreja, em especial o surgimento do desvio doutrinário conhecido como catolicismo, nos deparamos com a doutrina do purgatório. Este subterfúgio foi e é uma verdadeira fonte de dinheiro para os romanistas, pois os fiéis mandam celebrar missas para libertar seus entes do purgatório (este lugar não existe na Bíblia), mas a missa tem o seu preço em espécie ($$$).

Nós protestantes (?????) nos vangloriamos em ser os continuadores da reforma, mas será que não trocamos de usurpadores apenas? Deixamos de ser dilapidados pelo Papa, e agora somos dilapidados pelos bispos e convenções!

Sei que o assunto que irei abordar causa espanto e reações enfurecidas imediatamente, mas queria transmitir algumas informações colhidas em varias literaturas:

Você sabia que o dízimo foi cobrado pela igreja só depois de 500 anos da partida de Jesus?
Foi introduzido, embora com pouco êxito inicial, no Concílio local de Mâcon, no ano 585. Apenas uns duzentos anos após isso é que ganhou força, passando a ser considerado tributo obrigatório à Igreja Católica (por Carlos Magno, de 777 d.C.). Portanto, para aceitarmos a prática do dízimo, principalmente com o grande desvio de finalidade como vemos hoje (inclusive maçonaria), teremos que desprezar o estudo da Bíblia e também a história da Igreja, incluindo os apóstolos e os pais da Igreja, os líderes dos primeiros séculos da história do Cristianismo.
"Os que possuem alguma coisa e queiram, cada um conforme sua livre vontade, dão o que bem lhes parece, e o que foi recolhido se entrega ao presidente. Ele o distribui a órfãos e viúvas, aos que por necessidade ou outra causa estão necessitados, aos que estão nas prisões, aos forasteiros de passagem, numa palavra, ele se torna o provedor de todos os que se encontram em necessidade." (JUSTINO MÁRTIR, 100 A 165 d.C.).
Dízimo é veterotestamentário!
No didaque!
Vamos ver o que o didaque dizia sobre isso (o didaque e o documento cristão da tradição oral mais antigo ) data do ano 145 d.C. aproximadamente:
A VIDA EM COMUNIDADE CAPÍTULO XI
4- Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor.
5- Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.
6- Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar o¬nde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.

CAPÍTULO XII
2- Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário.
3- Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar.
4- Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio.
5- Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!
(Rm 15.26) - Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
(1Co 16.1) - ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
OBS: essa tradição foi compilada e circulava entre a igreja igual às cartas paulinas e tinha como objetivo orientar os cristãos ou pastores locais sobre o proceder em varias situações.

SOU CONTRA A OBRIGATORIEDADE DO DIZIMO!
Sou contra as ameaças de maldiçoes aos não dizimistas,
Sou contra a forma como ele é cobrado é como é usado, pois biblicamente falando se cobramos os dízimos parte deles deveria ser usado para: sustento de viúvas, órfãos e necessitados (desempregados).
Sou contra pregarmos a obrigatoriedade dos dízimos é não cumprirmos para com os órfãos, viúvas e necessitados suas obrigações conforme a lei:

1/3 para o sacerdote e sua família e claro inclusive os levitas

1/3 para a manutenção do tabernáculo e mais tarde o templo

1/3 para os pobres e necessitados, viúvas, órfãos (contexto atual seria uma passagem de ônibus, conta de luz, água, gás, remédios, etc.).

Para completar meu pensamento sobre esta questão surge a interrogação sobre como uma igreja sobrevive sem cobrar dízimos? Muito simples com ensinamentos corretos sobre as contribuições na GRAÇA! COMO VIVEM OU SOBREVIVEM AS IGREJAS QUE NAO COBRAM DÍZIMOS? No Brasil TEMOS ALGUMAS DENOMINAÇOES QUE NAO COBRAM DIZIMOS E SAO muito prosperas! Temos também seitas que não recebem dízimos mas são altamente organizadas e seus ministros ganham salários.

Fonte de consulta:
http://www.altairgermano.com/2008/05/por-quais-razes-malaquias-cap-3-vers-10.html
http://cirozibordi.blogspot.com/2008/09/o-dzimo-se-aplica-aos-cristos-de-hoje.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário