O político e filósofo Benjamim Franklin declarou certa vez: ‘A meia verdade é freqüentemente uma grande mentira’. Já Oliver W. Holmes afirmou: ‘O pecado usa muitas ferramentas, mas a mentira é uma espécie de cabo que se ajusta a todas elas!’ Charles Spurgeon esclareceu: ‘ A mentira dá volta ao globo, enquanto a verdade calça as botas’.
Mentira é falsificar algo contrário à verdade, fingir etc. Pilatos estava tão preso à mentira, que não conseguiu assimilar a verdade que estava bem perto dele, Jesus. Se uma meia verdade é uma grande mentira, as primeiras palavras que temos notícia de um pecador foi uma grande mentira.
Obrigado a sair do seu esconderijo, Adão se apresenta diante do seu Juiz, muito envergonhado e começa a resmungar uma justificativa. São as primeiras palavras de um pecador que temos notícia. Ele mistura a verdade – ‘Tive medo’ - com uma meia verdade – ‘porque estava nu’. A verdade toda era que desobedecera a Deus e por isso se tornara consciente de sua nudez. Nunca mais Adão (homem) iria agir como uma pessoa perfeitamente verdadeira, autêntica. Perdeu a confiança e nem Jesus confiava no homem [Jo 2. 24, 25].
Alguém já disse que todos mentem pelo menos três vezes ao dia. Segundo os mentirólogos, elas podem ser de várias maneiras: de salão, mentirinhas (novelas e filmes), piadinhas cristãs ou não, aquelas que por muito ser contadas se tornam “verdade”, e por aí vai. Psicólogos afirmam que passa pela cabeça de todos nós pelo menos dez mil pensamentos por dia, e quantas deles são mentirosos?
As mentirinhas dos púlpitos. Poucos creem do que vem do púlpito hoje, como descobrir isso? Quando o cantor(a) canta, mas não vive o que canta e, é um namorador(a) e adúltero(a) safado(a), mentiroso (a); da mesma forma o pastor, o pregador ou qualquer outro que blefa no púlpito. Mundo da mentira!
Jesus disse: Seja, porém a tua palavra: Sim, sim, não, não. O que disso passa é procedência maligna. ‘[...] e a todos os mentirosos... ’; ‘Fora ficam os cães [...] e todo aquele que ama e pratica a mentira. O ser humano só pode viver no mundo sem mentir quando permitir que Aquele que nunca mentiu e nunca houve engano em sua boca, entre em sua vida.
A mentira pode levar as pessoas a perderem a felicidade da Eterna Glória!
Para crescer ou ser um vencedor não precisa bajular, nem ser invejoso, ciumento ou mentiroso; e sim, verdadeiro.
QUÊ, MENTIRA CRISTÃ? CÊ TÁ BRINCANDO!
Fonte: Pr. José Ribamar Rodrigues na Revista Ultimato
Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. (At 17.11)
Sejam Bem Vindos!
Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!
Que DEUS os abençoe!
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário