Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Profetiza ao seu irmão... Fuja dessa moda perniciosa!

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. Não subistes às brechas, nem reparastes a fenda da casa de Israel, para estardes na peleja no dia do SENHOR. Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Não vedes visão de vaidade e não falais adivinhação mentirosa, quando dizeis: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Como falais vaidade e vedes a mentira, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o Senhor JEOVÁ. E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor JEOVÁ. (Ez 13.1-9)


Graça e Paz de Yeshua!

Vivemos uma verdadeira ¹panacéia profética em nossos dias! Não importa se é pastor, presbítero, diácono, ou seja, lá o que for... Basta alguém se assomar ao púlpito para "pregar", ou cantar e logo vem a assertiva: _Profetiza ao seu irmão, isto e aquilo outro!

Parece-me que a Igreja de nosso tempo esqueceu-se, ou se quer sabe o que de fato quer dizer profetizar, ou ser profeta! Este artigo é um alerta aos profetizadores incautos, que sem saber estão pondo em risco sua própria segurança eterna diante de DEUS!

PROFETA, UMA DEFINIÇÃO

A palavra mais comumente usada no AT para profeta é nabi. Em hebraico esta palavra refere-se à porta-voz ou arauto. A palavra grega prophetes, usada no NT, tem idêntico significado. Composto pela palavra pro, significando em lugar de, e phêmi significando falar. É interpretado como falar em lugar de outrem. A tradução do grego para o português como profeta trouxe uma conotação muito restritiva, pois diz-se de alguém que apenas prediz o futuro.

Contudo, frise-se que o termo profeta é a designação do mensageiro de DEUS, ou alguém que anuncia a mensagem de DEUS, e não alguém que meramente prediz o futuro, ou muito menos alguém que diz o que outros homens os mandam dizer.

O QUE É PROFETIZAR

Profetizar é falar o que DEUS ordenou. (Ez 13.1,2).

O QUE NÃO É PROFETIZAR

Profetizar não é repetir frases oriundas da mente de um homem, nem tão pouco relatar visões de seu próprio ventre. (Ez 13.3,6,7).

UMA PANACÉIA PROFÉTICA

Ao assistirmos muitos pregadores hodiernos, percebemos que muitos deles apenas usam de vãs repetições, pois recitam versículos escolhidos, cuja mensagem atende aos seus interesses, mas não aos de DEUS. É engraçado notar como temos frases de efeito para qualquer problema que possa urgir no meio do povo, contudo, pouca, ou até nenhuma mensagem de DEUS para alertar o povo de que estão distantes do SENHOR.

Parece-me que os profetizadores de nosso tempo nunca foram comissionados por DEUS, pois Seus profetas eram levantados e enviados com 3 propósitos:

1º - Entregar a mensagem divina de advertência da última oportunidade a um povo rebelde, cujo pecado e indiferença os conduzia à perdição, julgamento e ira de DEUS.

2º - Os profetas eram enviados para suplementar o ensino negligenciado pelos sacerdotes. (Jr 2.8; Os 4.6; Is 28.9,10).

3º - Os profetas eram enviados para fazer o povo ver o plano completo de DEUS para suas vidas. Muitos ao serem levados para o cativeiro pensavam que DEUS os havia abandonado, ou até ficado fraco demais para livrá-los. Contudo, os profetas proclamavam a Palavra de DEUS afirmando Sua onipotência, e explicando que o cativeiro permitido visava trazê-los ao arrependimento.

_Olhe para alguém que está ao seu lado e profetiza sobre a vida dele!

Como alguém que diz conhecer a Palavra de DEUS pode incitar outros a dizerem coisas que DEUS não ordenou que fossem ditas?

Em (Ex 7.1,2) vemos um caso específico onde Moisés foi posto como DEUS diante de Faraó, e Arão, como profeta de Moisés para dirigir-se a Faraó. Contudo, podemos afirmar que tudo quanto Moisés disse a Arão foi dito diretamente pelo próprio DEUS à Moisés.

7.1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
________________________________________

7.2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.

PROFETIZAR É ALGO SOBRENATURAL

Eis algumas referencias bíblicas, onde homens profetizaram, ainda que por uma vez para nunca mais, contudo sempre de modo sobrenatural, pelo ESPÍRITO DE DEUS. (Nm 11.25; 1Sm 10.1-13; 19.20,21; Rm 12.6; 1Co 12.10; 14.6,22; 2Pe 1.20,21 ).

Há severas advertências bíblicas acerca das palavras que proferimos. Jamais deveremos dizer, ou repetir algo apenas porque alguém nos incitou e ainda mais quando tais palavras vêm sob a alcunha de profecias! (Ez 13.8,9).

Se O ESPÍRITO SANTO lhe comunicar algo, então o diga, mas não seja papagaio que repete o que ouve de homens.

OUTRAS MODAS PROFÉTICAS

Outra coisa repulsiva aos ouvidos é esse negócio de louvor profético e dança profética. Fico imaginando como seria a tal "adoração profética"? Como alguém pode adorar a DEUS profetizando para ELE mesmo? Ora, a adoração é dirigida exclusivamente a DEUS e para DEUS não se profetiza, pois é por ELE e NELE que se encerra toda a profecia. Este termo sufixador é, no mínimo, incompatível com a Bíblia. Logo, são incorretos os termos "louvor profético", "dança profética", etc. Culto profético também é outra coisa estranha, pois cultuar é prestar adoração, honra e exaltação a DEUS.

Concluindo, lembre-se que dizer algo falso é mentira, e os mentirosos não herdarão o Reino de DEUS. (Ap 21.8).

Mentir usando o Nome de DEUS é pior ainda! (Ez 13.7).

Nota: ¹Na mitologia grega Panacéia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo Panacéia também é muito utilizado com o significado de Remédio para todos os males.

Olhe enxergando; aprenda criticando; pense raciocinando; conheça e submeta-se à Verdade - JESUS CRISTO!

Que O ETERNO te abençoe!

Autor: Alexandre.

Um comentário: